Transbordei!

Criei este blog logo após a morte de Fernando Villela(Mineiro, FerVil), que foi uma das pessoas mais especiais em minha vida. Minha mente, meu coração e minha alma estão repletos de sentimentos confusos, sufocantes, e lembranças maravilhosas de meu querido amigo. Senti a necessidade de colocar pra fora, compartilhar, registrar e achei que a criação de um blog teria tudo a ver com ele. Transbordei!

quarta-feira, agosto 11, 2004

Missa na PUC e homenagem da Bel

Ontem foi realizada uma missa na PUC para o Fernando. Foi uma missa menor, linda, em um lugar que ele sempre amou e que tinha planos de, um dia, dar aulas. Foram lidas mensagens enviadas por amigos e uma delas foi esta que reproduzo aqui, de Isabella Saes, a Bel, outra amiga especial de Fervil e uma amiga que estou ganhando agora. Linda mensagem, Bel! Bj grande.

FERVIL

Quantas coisas nos ensinou em vida. Quantas coisas está nos ensinando em morte.
Não poderia ser diferente em se tratando do menino “fervilhante”, que sempre chegava à faculdade cheio de idéias e projetos, com seus chips cerebrais em pleno funcionamento.
A voz tranqüila, o jeito acolhedor, a doçura no tratar qualquer pessoa... Companheiro, amigo, inteligente, ligado em todas as tendências, culto até dizer chega, honesto e, principalmente, carismático. Por isso, tantos amigos você teve, ou melhor tem, sempre terá. Você é inesquecível. Que orgulho deve ser para uma das universidades mais importantes do Brasil ter participado da sua formação como aluno, como ser humano.

Fervil, plagiando um amigo seu, dizemos: cara, agora não tem jeito, não há como dar um boot e lhe trazer de volta. Mas você não faz idéia de quantos boots a sua morte provocou na vida de cada um de nós, não faz idéia dos momentos de reflexão de cada um, dos pensamentos que sua ausência nos traz, da vontade que dá de recomeçar um projeto parado, de fazer uma aula de mergulho que a gente deixa sempre para as próximas férias, de dar valor ao lado bom da vida e esquecer as miudezas que nos fazem fraquejar diante dela. Enfim, esta é a prova de que você, Fervil, sempre foi transformador.

Vamos sentir sua falta, mas sempre com a certeza de que você está bem. E vamos seguir em frente, lutar por um mundo melhor, trabalhar, criar, aproveitar o sol, fazer yoga, mergulhar na praia, andar de bicicleta e o mais importante: amar a vida, como você amou nesses 30 anos. Viver à moda Fervil é a atitude mais saudável que alguém pode ter. Você foi e continua sendo um professor de vida. E vamos colocar em prática aqui tudo o que aprendemos contigo. Fique em paz. O que nos conforta é que um dia ainda vamos matar essa saudade que aperta os nossos corações. Um grande beijo de seus amigos que tiveram a sorte de esbarrar com você aqui na PUC.

Mais respostas dos amigos

"Cris, obrigada pelo imenso carinho em relação ao meu irmão e a nossa família. Com certeza ele está sentindo isso tudo e olhando por todos nós lá de cima!Lindo o seu blog e mensagem, estou copiando meus pais e minha irmã para estarmos sempre perto de vc! Beijos, Nathalia"

"Cris, que lindo!!! O Fervil deve estar todo orgulhoso de ter tido, na terra, uma amiga como vc. E com certeza vai querer que vc seja amiga dele tb por outras bandas. Bjs, Simone."

"Cris, simplesmente lindo. Tenho certeza que ele neste momento não só está vendo isso tudo, como toda essa corrente positiva e todo esse amor vai estar ajudando e o fortalecendo no plano espiritual . Com certeza ele nesse momento será um anjo que estará ajudando e dando força para que cada irmão possa dar prosseguimento na sua missão terrena. Deus está com ele, e ele está com todos nós ...... Bjs Aline Borba"

"Cris, linda a homenagem prestada ao seu amigo. É maravilhoso saber (ratificar) que vc é uma grande pessoa e amiga. Bjs, Sabrina"

Por onde é que eu ando?

O Fernando tinha/tem muitos amigos, de muitos lugares diferentes, grupos distintos, que o conheciam e chamavam por diversos apelidos: Barrão, Mineiro, Fervil... Como ele era um só, os grupos de amigos não podiam contar com a presença dele em todos os eventos, o que acabou virando, no nosso grupo (da PUC), uma piada:
Todos reunidos e alguém perguntava :
- "Cadê o Barrão? Ele vem?"
Outro respondia:
- "Duvido!"
E aí, como que por encanto, de repente ele estava do nosso lado.

É claro que acontecia também o contrário. Quando ele dava certeza que ia, ah maluco, aí cadê o Barrão?

Mas um dia ele soltou uma pérola. Pelos fatos aqui apresentados, nem preciso dizer que sempre que ele "aparecia" as pessoas falavam "Tá sumido, cara!" e, numa destas, ele respondeu "Pô, todo mundo me fala isso! Por onde é que eu ando, então?".

Bem! Não preciso dizer mais nada, né?
Baseada nesta pérola, escrevi o texto abaixo em homenagem a ele.

"Por onde é que eu ando?"

Mineiro,
Você está aqui em cada um de nós
que tem uma lembrança sua,
uma história marcante pra contar.
Você está nas atitudes dos seus amigos
que se juntaram para lutar contra a violência,
que se uniram por você, por todos nós,
para formar e fazer uso da inteligência coletiva.

Fervil,
Você está aqui na internet,
conectando pessoas,
fortalecendo idéias.
Propagando sua mensagem de amor pela vida, ainda que em morte.
Incentivando as pessoas a confiarem mais nelas mesmas,
a não deixarem nada para amanhã.

Fernando,
seus pensamentos estão circulando na Noosfera.
Sua essência está em seu pai, em sua mãe e em suas irmãs,
que têm a sua mesma doçura no sorriso
e o mesmo brilho no olhar.
Detalhes que nos fazem continuar tendo fé e esperança
em um mundo que às vezes pode parecer tão cruel...

E nós, Barrão, você sabe?
Por onde nós andamos?

Pessoal reunido em mais um aniversário do Funil(2001).



Galera no casamento do Koki e Ana em Campinas(2001).