Transbordei!

Criei este blog logo após a morte de Fernando Villela(Mineiro, FerVil), que foi uma das pessoas mais especiais em minha vida. Minha mente, meu coração e minha alma estão repletos de sentimentos confusos, sufocantes, e lembranças maravilhosas de meu querido amigo. Senti a necessidade de colocar pra fora, compartilhar, registrar e achei que a criação de um blog teria tudo a ver com ele. Transbordei!

sábado, julho 31, 2004

Manifesto da família e dos amigos de Fervil

Ontem, dia 30 de julho de 2004, foi publicado no jornal O Globo parte do manifesto da família e amigos do Fernando. Aqui está o manifesto na íntegra enviado pela Isabella Saes, também muito amiga do Fernando, à comunidade Fervil Vive criada no Orkut. Obrigada Isabella!

“Em 1998, a estudante Ana Carolina foi morta em uma tentativa de assalto na saída do Túnel Santa Bárbara, em Laranjeiras. Ela tentou escapar ao ser abordada pelos bandidos e, ao acelerar, foi atingida pelos tiros. O crime chocou os cariocas e até hoje é lembrado como um triste capítulo na história de violência da cidade. Na última segunda-feira, a vida de Fernando Villela, nosso querido Fervil, foi friamente interrompida pouco antes do Túnel Santa Bárbara. A tragédia se repetiu. O que mudou foi a repercussão. A brutalidade, que marcará para sempre a vida da família e dos amigos de Fervil, já não causa o mesmo impacto. O carioca está sendo anestesiado pela violência que assola a cidade. Não houve pausa, minuto de silêncio. No dia seguinte, a guerra civil carioca fez mais uma vítima. E depois outra... Quatro mortes em uma semana, como noticiaram os jornais. Algo está errado. É preciso parar. Refletir. Já temos vítimas suficientes. Fervil inspirava os que estavam ao seu lado. Era batalhador, doce, espirituoso, sonhador e "fervilhante", como por muitos era chamado. Tinha uma legião de amigos. Não é justo que ele se transforme em um número a mais nas estatísticas de violência do Rio. Nosso grito é necessário, não pode ser calado. Nossa revolta tem que ser diária, nossa indignação não pode ser anestesiada. Em um ano de eleições, essa tragédia deve servir de alerta.”

No que depender de mim meu grito vai ser de estourar os tímpanos!
PAZ!!

Carta a Fernando

Oi amore!
Hoje é dia 31 de julho. Despertei e mais uma vez sonhei com vc. Desde que vc se foi minha vida tem sido assim. Acordo pensando em vc, passo o dia inteiro com lembranças MARAVILHOSAS suas, fico grande parte do dia na internet falando com seus amigos, trocando idéias sobre o que podemos fazer para mostrar nossa indignação contra a violência que nos cerca e da qual vc foi vítima. Durmo pensando em vc e, para conforto da minha alma, tenho sonhado com vc todos os dias. A cada sonho vc se aproxima mais de mim (neste último vc me deu vários abraços!!). Parece que minha energia para suportar cada dia com esta dor que não sai do meu peito vem destes momentos que te encontro em meus sonhos.

Vc já deve estar sabendo que o Koki, nosso amigo muito especial da PUC, pessoa maravilhosa e ímpar como vc, veio dos EUA para juntar sua energia boa conosco aqui no Rio e na sua missa na segunda-feira. Lembra da gente na PUC tomando vááááárias cervejas no Pastel? Nós – eu, vc, Koki, Fernanda e Luciano éramos o Pastel 5 (five), com logo e tudo. Cerveja na idéia, idéia na cerveja e muitas pérolas soltas na mesa. Nunca vou esquecer!

Depois a galera foi seguindo seu caminho, cada um morando em um lugar, cidade/país diferente mas nunca deixando de se falar ou arrumar um jeito de se encontrar. E aí vc criou o grupo "retalhos" no Yahoo, para manter a galera sempre unida, com o texto de abertura (descrição) perfeito:
“Relativização do universo antropo-social
Pastel 5
Campus, Pilotis e o mundo em nossas mãos
Pico dos Vagalumes
Eu odeio economia!
Bosque com duas araras
Posto 9
A galera do outro lado do rio
Funil
Casinha chaminé: vamos pra casinha?
Capoeira, ginga, kempô e outros bichos
Fazenda do Mineiro
Cabana Mágica
"Preservem os vaga-lumes!"
Festa à fantasia
Seu Pires
Amanhã na praia!
Casa do Koki
Moranguinhos e barrões
Sana, Mauá e Ilha Grande
Baixo gávea
Só... só... só tem gostosa na PUC
Cerveja, cerveja + cerveja e etc...
Chops... chops... hic... chops...
Vila dos Diretórios

Um pedaço de nós perdido no
espaço, amigos dispersos pelo
tempo. A vida que vivemos,
mas que continua andando
adiante. E o futuro que não
sabemos - mas pelo menos
temos alguma coisa em comum!
;-)”
Mineiro se preparando para mandar o funil. 'Vida longa aos irmãos do funil', ele escreveu em seu blog.

Fazenda do Mineiro em Itatiaia. O pessoal ainda estava se conhecendo... Foi a primeira viagem que fizemos juntos!
Estaremos todos juntos na segunda, na sua missa, viu amore?!
Saudades sempre....
Cris